El Dorado

Há muito tempo a busca pela riqueza encoraja os “caçadores de tesouro” a jogar na loteria, apostar em corridas de cavalos ou ainda procurar potes de ouro nos pés dos arco-íris. El Dorado, porém, é a mais famosa cidade (quase imaginária) que iludiu exploradores durante séculos em busca de riqueza.
A origem de El Dorado, que é a tradução em espanhol para “The Gilded One” (dourado), remonta aos séculos 16 e 17, quando exploradores europeus na América do Sul ouviram pela primeira vez um relato sobre um chefe índio americano que foi coberto com pó de ouro [fonte: National Geographic - em inglês]. A cidade, supostamente localizada na porção norte da América do Sul, era repleta de pedras preciosas e ouro – pelo menos era o que diziam. Milhares de exploradores tentaram em vão localizar a cidade e muitos deles morreram durante suas tentativas, de uma série de causas, incluindo doenças e fome.
Um dos casos mais famosos envolveu Percy Harrison Fawcett, um explorador britânico que partiu em 1925 para encontrar El Dorado, que nomeou de cidade Z. Fawcett e sua expedição entraram na selva da Amazônia e nunca mais se ouviu falar deles. Até hoje exploradores se esforçam para encontrar o grupo de Fawcett, mas sempre voltam de mãos vazias. Há quem acredite que até mesmo Indiana Jones encorajaria os caçadores de tesouro a comprar uma “raspadinha” para tentar a sorte no lugar de arriscar suas próprias vidas.